sábado, 27 de junho de 2009

Falando em mitologia...

(google.com.br)

Quando estudei a matéria 'história da arte' na faculdade, eu me encantei com os mitos gregos e a forte relação deles com as obras de arte. Então resolvi contar um pouquinho sobre isso aqui. Afinal de contas, moda é arte, e é muitas vezes em um passado bem distante que encontramos inspiração para as atuais criações.

Então, pegando o gancho da exposição 'Mitos & Ícones' ...

A Vênus de Milo é uma famosa estátua grega que representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, que ficou mais conhecida pelo seu nome romano, Vênus. É uma escultura em mármore com 203 cm de altura, que data de cerca de 130 a.C., e que se pensa ser obra de Alexandros de Antióquia. A escultura foi encontrada em 1820 na ilha de Milo, no Mar Egeu, por um camponês chamado Yorgos Kentrotas. Atualmente, ela pode ser apreciada no museu do Louvre em Paris.

Davi [significa querido, amado] é um personagem da Bíblia, filho de Jessé, e teria nascido na cidade de Belém. A escultura feita pelo artista renascentista Michelangelo é umas de suas obras mais famosas. Atualmente encontra-se em Florença, na Itália.

Iduna é, na mitologia nórdica, esposa de Bragi e deusa da poesia. Ela era a guardiã do pomar sagrado cujas maçãs permitiam juventude pela eternidade. Era a responsável pela imortalidade dos deuses, fornecendo uma maçã por dia a cada um deles, para mantê-los jovens e fortes.

[Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki]

Um comentário:

Unknown disse...

Passei hoje por aqui e fiquei muito feliz em ver que cada dia que passa está melhor. Muito bem escrito. Parabéns!
Beijos, Bolo