sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Extravase combinando estampas

Uma das lições mais difíceis no mundo da moda é como misturar estampas. Antigamente não era muito recomendado, mas hoje em dia os tempos são outros. A combinação bem feita é considerada uma atitude fashion.

Confira as dicas da Paula Brandão Sereno, inspiradas nos looks das celebridades internacionais!

-> Geométricas
Estampas geométricas fazem bonito par quando misturadas. Para acertar de cara, eleja os desenhos menores em tons diferentes e junte-as sobre uma base neutra.

A atriz Mary-Kate Olsen combinou um black jeans com uma jaqueta de couro preta , mais uma camisa quadriculada e um lenço palestino roxo.


-> Flores
Quando o assunto é combinação de estampas, o curinga são as flores. Elas vão bem com quase tudo. Quadriculados, xadrez folk [típico country] tie-dye, listras, poás, borboletas, estrelas e até com estampas geométricas e grafismos [essas costumam ser abstratas e mais difíceis de harmonizar com desenhos de outras inspirações].

Nesse caso, a atriz Misha Barton foi de bata quadriculada com margaridas e um tênis quadriculado em vermelho e branco.



-> Cores vibrantes
Estampas podem conviver em paz com cores vibrantes. E não é obrigatório que as duas peças tenham tons em comum. Caso fique com medo de arriscar, eleja uma peça com estampa menos chamativa que a peça colorida e use acessórios neutros para equilibrar o visual.

A atriz e cantora Juliette Lewis ousou. Ela usou regata com estampa de bolinhas pretas e jeans skinny amarelo.


-> P&B + Vermelho
O trio sempre acaba formando um conjunto bonito. Mesmo que o padrão e a inspiração dos desenhos sejam distintos.

A cantora Ashley Tisdale tirou a prova, colocando uma saia vermelha com desenhos geométricos e uma regata branca com uma cruz gótica estampada na frente.



-> Ícones pop
Com a volta dos ícones pops, as roupas e acessórios ganham desenhos de coração, estrelas, lacinhos e notas musicais. E esses ícones fazem belo par com as listras, os poás e com a estampa argyle [aquela com losangos]. Além disso, por terem uma pegada bem descontraída, costumam casar bem com cores fortes.

Ponto positivo para a cantora Kate Perry que soube combinar tudo isso num mesmo visual.



-> Argyle
Como foi citado antes, é aquela estampa com losangos. Mesmo aquelas em tons sóbrios combinam com desenhos que remetem à cultura hip-hop [como as que trazem mensagens ou que imitam o grafite das ruas], além das listras e flores.

As meias 7/8 da atriz Sarah Jéssica Parker são uma versão divertida dessa padronagem tão tradicional.


-> Ilustrações e grafite
Estampas com ilustrações ou logos de bandas caem como uma luva com padronagens xadrez ou quadriculadas, numa referência ao universo grunge.

A atriz Drew Barrymore aproveitou a onda e acrescentou o Ray Ban colorido.



-> Mix da mesma padronagem
Uma mistura bem fácil de fazer é o mix de mesmas padronagens. Ou seja, xadrez com xadrez, flores com flores, listras com listras, grafismos com grafismos, geométricas com geométricas e por aí vai.

Esse tipo de combinação é bacana porque oferece vários níveis de ousadia fashion. Aquelas que são mais conservadoras, podem escolher tons em comum ou optar por uma estampa bem pequena coordenada com outra maior. Já quem gosta de arriscar, é só juntar duas padronagens de cores distintas ou com desenhos maiores, e complementos neutros.


A patricinha Nicole Richie vira e mexe aparece com esse look.


-> De bicho
Estampa de bicho já foi considerado um clássico do brega. Hoje está super em alta. Combine com estampas de poás, listras e flores.

A estampa também fica com efeito surpreendentemente positivo quando combinada com cores fortes como amarelo, verde ou pink.



-> De motivos diferentes
Estampas de inspiração totalmente diferentes e em tons chamativos podem sobreviver numa boa dentro do mesmo look. O ideal é que os elementos das duas peças tenham uma história quando juntos.

Nesse exemplo, os pássaros da blusa tem tudo a ver com as folhagens da saia. Por baixo, a camisa branca faz ligação entre entre as duas peças. Outra boa dica é encontrar um mesmo tom nas duas estampas.



Eu super curti as dicas, mas tiveram alguns looks que não fizeram muito a minha cabeça!

Nenhum comentário: