sábado, 1 de novembro de 2014

Exposição Barbie no SPWF

A Barbie pisa com o pé direito na 38ª edição do São Paulo Fashion Week. Para marcar presença este ano, a Mattel traz pela primeira vez ao evento o Barbie Experience, um lounge inspirado na boneca mais famosa do mundo e que reforça a sintonia da marca com o mundo da moda.

A grande novidade do Barbie Experience será a exposição de bonecas colecionáveis que desembarcam no Brasil, pela primeira vez. Quem passar pelo lounge poderá conhecer de perto as bonecas Barbie mais raras e famosas do mundo, vestidas por renomados estilistas, como as edições Vivienne Westwood Barbie, Christian Lacroix, ambas nunca expostas no Brasil, Christian Dior e a mais desejada de 2014, a Barbie assinada por Karl Lagerfeld.

Vivienne Westwood Barbie – 1998 – Somente mil exemplares foram produzidos para o Life Ball, em Viena, em uma ação de caridade para ajudar a campanha contra a AIDS. Esta foi a única vez que Vivienne Westwood produziu uma Barbie, o que torna o item muito raro.

Christian Lacroix – 1999 [esquerda] – Somente 500 bonecas foram criadas. Assim como a versão de Vivienne, a Barbie vestida por Christian Lacroix foi produzida para o Life Ball, em Viena, em uma ação de caridade para ajudar a campanha contra a AIDS. 

Christian Dior – 1997 – A boneca foi produzida em parceria com a Maison Dior para comemorar os 50 anos do lançamento do traje que revolucionou a história da moda: o new look. Dior transformou radicalmente a silhueta da mulher, substituindo os ombros largos e saias curtas e estreitas por ombros e cintura muito estreitos, ancas arredondadas e saias amplas.

Toki Doki – 2011 [esquerda] – A grife italiana Toki Doki inspirou-se na vida ultra moderna das grandes cidades do Japão e criou apenas 7.400 exemplares de uma Barbie com cabelo rosa e tatuagens no pescoço, colo e braços. As bonecas desta linha foram as que esgotaram-se mais rapidamente na história e a que teve a valorização mais rápida: foi lançada por U$39 e em poucas semanas chegou a U$1.000. Tornou-se uma febre entre os colecionadores.

Alexandre Herchcovitch – 1999 – Uma edição limitada a 200 bonecas foi produzida para o São Paulo Fashion Week. A Barbie reproduzia traje da coleção do controverso estilista brasileiro, em uma referência ao new look Dior e com orelhas inspiradas no personagem Mickey Mouse. 

Sports Illustrated – 2014 [esquerda] – Em comemoração aos 50 anos da revista foi lançada uma boneca comemorativa que fez muito sucesso. A boneca usa uma versão estilizada do primeiro maiô vestido por Barbie em 1959, com um look ultra moderno.

Versace Barbie – 2004 – Traje da coleção Versace, capa da revista W. A boneca faz referência às características de Donatela Versace, com pele bronzeada e cabelos lisos e loiros bem longos. Esta é a primeira Barbie com o novo corpo model muse, que reproduz a pose das modelos ao final da passarela, quando posam para os fotógrafos.

Com 112 metros quadrados, o projeto do lounge foi assinado pelo arquiteto Pier Balestrieri, que inspirou-se nos 55 anos de Barbie para que o espaço reproduzisse um café timeless classic, com mesas altas e puffs, trazendo um ar de luxo ao local.  Todo o ambiente traz referências icônicas da boneca, desde os anos 50 até os dias de hoje, como o teto revestido de pastilhas de espelhos, que lembram um globo estroboscópico dos anos 70, e as paredes revestidas de glitter e texturas que combinam perfeitamente com os tons em rosa e preto. Para quem quiser assistir aos desfiles de dentro do lounge, dois telões farão a transmissão. Os convidados também poderão registrar sua experiência, compartilhando nas redes sociais a hashtag #BarbieSPFW. Puro luxo!

Pena que a entrada é apenas para convidados. Mas deve ser uma delícia de ver. Até hoje amo a Barbie e tenho as minhas e os acessórios guardados a sete chaves.

Beijocas fashionistas, Bell!

[Imagens: Assessoria da marca]

Nenhum comentário: